O que é o Novo Ensino Médio
Conheça a proposta do pH
Formação Geral Básica
Os currículos do 1º e 2º ano foram reelaborados para que as habilidades e competências expressas na Base Nacional Comum Curricular sejam desenvolvidas na Formação Geral Básica.
A Formação Geral é obrigatória e comum a todos os alunos e alunas da escola. Nela, respondemos à pergunta prática: Qual é o mínimo que todo estudante brasileiro precisa desenvolver de habilidades e competências ao longo do Ensino Médio?
O Sistema pH conservou todos os componentes curriculares tradicionais das 4 áreas do conhecimento, totalizando uma carga horária mínima sugerida de 21 tempos semanais.
Linguagens e suas tecnologias
Língua Portuguesa, Produção de Texto e Língua Inglesa
Matemática e suas tecnologias
Matemática I e Matemática II
Ciências da Natureza e suas tecnologias
Biologia, Física e Química
Materiais e carga horária
Na Formação Geral Básica, a cada bimestre, todos os alunos receberão quatro cadernos, organizados por áreas do conhecimento:
Material do Aluno, por bimestre
1 Caderno de Linguagens e suas tecnologias 1 Caderno de Matemática e suas tecnologias 1 Caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias 1 Caderno de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas |
|
Material do Professor, por bimestre 1 Manual do Professor referente ao componente curricular, incluindo orientações de aula e respostas + Proposta pedagógica. |
Componente Curricular | Tempo(s) de Aula |
---|---|
Língua Portuguesa | 2T |
Produção de Texto | 2T |
Língua Inglesa | 1T |
História | 2T |
Geografia | 2T |
Filosofia | 1T |
Sociologia | 1T |
Matemática I | 2T |
Matemática II | 2T |
Física | 2T |
Química | 2T |
Biologia | 2T |
CH. MÍNIMA TOTAL | 21T |
Itinerários Formativos
Os Itinerários Formativos são a grande novidade do Novo Ensino Médio.
Essa é a parte que permite maior flexibilização no currículo do segmento, pois os estudantes têm a possibilidade de escolher quais dos itinerários oferecidos pela escola eles irão cursar, de acordo com seus projetos de vida e interesses pessoais.
Os itinerários contemplam todas as áreas do conhecimento e seus módulos são organizados a partir de pelo menos um dos 4 eixos estruturantes:
Investigação Científica
Ampliar a capacidade dos estudantes de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e produções científicas
Processos Criativos
Expandir a capacidade dos estudantes de idealizar e realizar projetos criativos, aprendendo a utilizar conhecimentos, habilidades e recursos de forma criativa para propor, inventar e inovar
Mediação e Intervenção Sociocultural
Para participar de uma sociedade desafiada por questões socioculturais e ambientais cada vez mais complexas, os estudantes precisam se apropriar de conhecimentos e habilidades que os permitam atuar como agentes de mudanças e de construção de uma sociedade mais ética, justa, democrática, inclusiva, solidária e sustentável.
Empreendedorismo
Para participar de uma sociedade cada vez mais marcada pela incerteza, volatilidade e mudança permanente, os estudantes precisam se apropriar cada vez mais de conhecimentos e habilidades que os permitam se adaptar a diferentes contextos e criar novas oportunidades para si e para os demais.
Oferecemos duas versões do Novo Ensino Médio: o pH Premium e o pH Essencial, cada um com sua organização e carga horária.
Conheça a solução do pH que
mais se adequa à sua escola
pH Essencial
Considerando a grande diversidade das nossas escolas parceiras, apresentamos o pH Essencial como a opção de adoção de Itinerários Formativos menos extensa, porém, mais flexível.
Nessa versão é a escola que escolhe quantos e quais Itinerários quer oferecer aos seus alunos.
O pH Essencial conta com 4 Itinerários, de 6 tempos cada:
Desse modo o estudante, que já cursa 21 tempos na Formação Geral, adiciona mais 6 tempos de aula, caso a escola monte uma combinação de dois Itinerários ou mais 12 tempos, caso a escola escolha oferecer um Itinerário extra.
Assim a carga horária mínima total do aluno será de 27 ou 33 tempos semanais.
Material do Aluno, por bimestre 1 ou 2 cadernos do(s) itinerário(s) escolhido(s), a depender da oferta de itinerários da escola. | |
Manual do Professor, por bimestre
1 Manual do Professor referente ao componente curricular, incluindo orientações de aula e respostas.
Na versão digital, sessão de apoio “Trilhando os Itinerários com os autores pH”, com vídeos dos autores apresentando as premissas e estratégias num vídeo voltado para professores. |
Linguagens
Componente Curricular | Tempo(s) de Aula |
---|---|
Lingua Portuguesa | 2T |
Produção de Texto | 3T* |
Lingua Inglesa | 1T |
CH. MÍNIMA TOTAL | 6T |
(*) No Itinerário de Linguagens, a escola pode livremente decidir oferecer 3 aulas de Produção de Texto e 1 de Língua Inglesa ou 2 de Produção de Texto e 2 de Língua Inglesa.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Componente Curricular | Tempo(s) de Aula |
---|---|
História | 2T |
Geografia | 2T |
Filosofia | 1T |
Sociologia | 1T |
CH. MÍNIMA TOTAL | 6T |
Matemática e Física
Componente Curricular | Tempo(s) de Aula |
---|---|
Matemática | 3T |
Física | 3T |
CH. MÍNIMA TOTAL | 6T |
Biologia e Química
Componente Curricular | Tempo(s) de Aula |
---|---|
Biologia | 3T |
Química | 3T |
CH. MÍNIMA TOTAL | 6T |
Disciplinas Opcionaiss
O Novo Ensino Médio passa a possibilitar que os estudantes optem por complementar ou expandir suas cargas horárias de Itinerários, cursando disciplinas opcionais (eletivas) em modelo semelhante ao que é ofertado no Ensino Superior.
Projeto de vida(*)
Educação financeira
Empreendendorismo criativo
Língua espanhola
Arte
Para saber mais sobre os cursos eletivos ofertados, procure seu assessor pedagógico ou consultor comercial. (*) Material incluído na oferta (não pode ser vendido separadamente).
Monte sua grade
Passo 1
Escolha a solução que melhor se adequa a sua necessidade
pH Premium
Formação Geral Básica (21 tempos de aula por semana) + Itinerário Formativo Premium (12 tempos de aula por semana)
Quero estepH Essencial
Formação Geral Básica (21 tempos de aula por semana) + Itinerário(s) Formativo(s) Essencial (6 ou 12 tempos de aula por semana)
Quero esteMonte sua grade
pH Premium Passo 2
Escolha um Itinerário Formativo para simular a grade horária do estudante:
Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Língua Portuguesa | 2T |
Produção de Texto | 3T |
Língua Inglesa | 1T |
História | 2T |
Geografia | 2T |
Filosofia | 1T |
Sociologia | 1T |
Monte sua grade
pH Essencial Passo 2
Escolha um ou dois Itinerários Formativos para simular a grade horária do estudante:
Monte sua grade
Arraste e solte os componentes curriculares para a grade horária.
Formação Geral Básica
Itinerário Formativo
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
---|---|---|---|---|---|
1º Tempo | |||||
2º Tempo | |||||
3º Tempo | |||||
Intervalo | |||||
4º Tempo | |||||
5º Tempo | |||||
6º Tempo | |||||
Intervalo | |||||
7º Tempo | |||||
8º Tempo |
Recursos
Vídeos
- O Novo Ensino Médio do Sistema pH
- Por que temos um Novo Ensino Médio?
- O que podemos esperar do Novo Ensino Médio?
- Projeto de vida
- Formação Geral Básica e a BNCC
- O que são os Itinerários Formativos?
- O que não são Itinerários Formativos
- Eixos estruturantes
- O calendário do pH
- pH Premium
- pH essencial
- Avaliações
- O envolvimento dos pais com elementos do novo Ensino Médio
- Escola Digital pH
- Empreendedorismo Criativo - parte I
- Empreendedorismo Criativo - parte II
- Correção com Redação Nota 1.000
- Novo EM – 2º ano
- Conectando Saberes
- Nova Disciplina Eletiva – Mundo Digital
Material de Apoio
para sua escola